Quer receber inspirações no seu Email?

Você quer ser avisado sempre que houver novidades por aqui?

* indicates required

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Por que germinar sementes?




Todas as sementes e alimentos do reino vegetal possuem substâncias anti-nutricionais, que têm a função de protegê-las até que elas tenham amadurecido, cumprido seu papel, sua função, seu propósito de vida.
No caso das sementes o seu propósito é germinar e se tornarem uma linda e frondosa plantinha.

Por isso faz muito sentido "acordar" as sementes com um delicioso banho em água fresca, limpa e de boa qualidade antes de consumí-las.

Durante o processo de germinação as sementes entendem que chegou a hora de se transformarem, as substâncias que antes eram protetoras para as sementes e anti-nutrientes para o nosso corpo se transformam em agentes de propulsão e crescimento.  ;-)

O resultado é que a semente germinada costuma conter doses muito baixas ou nulas de anti-nutricionais e alérgenos e doses elevadas de enzimas, vitaminas e substâncias vitalizantes, ativadoras de vida.

O tempo de germinação varia do tipo de semente e demora em média de 8 a 12 horas.

Como fazer: colocar a quantidade de sementes desejada de molho em água filtrada, preferencialmente durante a noite (escurinho), para que ocorra uma simulação do solo. Desta forma, o aproveitamento de todo o material biológico e energético deste tipo de alimento será maximizado.

Algumas sementes precisam de mais tempo para germinar, para que se saia o "narizinho", a pontinha da raiz, porém a semente de girassol sem casca precisa somente dessas 8 horas de molho e deve ser consumida imediatamente. Como ela já passou por um processo de retirada da casca, ela se encontra mais vulnerável a fungos e bactérias. Sementes que apresentarem manchas escuras após o molho devem ser descartadas, pois as manchas são sinais de contaminação.

Eu considero a semente de girassol sem casca uma semente coringa, porém deve-se ter alguns cuidados na hora da compra e do consumo, pois ela pode ter sido contaminada durante um armazenamento inadequado. A dica é consumir sempre a semente orgânica e na primeira compra comprar uma quantidade pequena para testar se elas realmente tem uma boa qualidade.

Se você precisar de mais informação a respeito estou a disposição para suprir suas dúvidas no que estiver ao meu alcance.

Muita vida em seus dias!!!

Daniele Avila - Aconselhamento Nutricional para a alma, mente e corpo, confeitaria vegana, maga das agulhas e criatividade
_____________________________________

Você também pode me encontrar aqui:
Site: www.arabuta-eco.com
Email: ola@arabuta-eco.com
Instagram: @arabuta.eco e  @encurtadora_de_distancia
Facebook: @arabuta.eco e  @encurtadoradedistancias
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCKoJOp7TGslViK0JV6NpSrg
Loja online: etsy.com/shop/arabuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Analitics

mailchimp