Quer receber inspirações no seu Email?

Você quer ser avisado sempre que houver novidades por aqui?

* indicates required

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Mexer na terra como forma de meditação.



Existem um conjunto de benefícios físicos e psicológicos proporcionados em estarmos, de alguma forma, em contato com a natureza. O ato físico de jardinagem é capaz de, por si só, reduzir o estresse e elevar o humor, por ser comparável a uma forma de meditação, pois é uma atividade, que é, normalmente, realizada com alto nível de presença e atenção plena. 


A ciência foi um pouco mais além e, atualmente, busca explicar através outros dados essa sensação de bem-estar, que sentimos ao trabalharmos ou mexermos com a terra.

Se sujar com a terra durante o trabalho de jardinagem ou brincar no chão é um antidepressivo natural devido aos micróbios únicos presentes em um solo orgânico saudável. Essa bactéria encontrada em solo saudável, assim como a meditação, estimula a produção de serotonina nas pessoas que entram em contato com ela. 

A serotonina é um neurotransmissor com um papel importante no sistema nervoso central que age na inibição da ira, agressão, temperatura corporal, humor, sono e apetite e tem a capacidade nos fazer sentir relaxadas/os e felizes. 

A serotonina intervém em outros neurotransmissores conhecidos como a dopamina e a noradrenalina, que, em níveis abaixo dos valores de referência, podem provocar sintomas como angústiaansiedade, medo, agressividade, assim como os problemas alimentares.

Atividades de nos mantenham em contato com a terra podem ser usadas de forma terapêutica com o intuito de  melhorar a  nossa qualidade de vida e diminuir o estresse provocado por atividades desafiadores do dia-a-dia.

Agricultores e jardineiros entram em contato com esta bactéria, através do contato através da pele, inalando-a e até mesmo através da corrente sanguínea através de pequenos cortes ou outras vias de infecção.

Você tem o hábito de mexer na terra? Como você se sente quando entra em contato com a terra? Seja plantando algo, cuidando das suas plantas dentro de casa ou simplesmente brincando com a terra.

Um dia de muito luz e bençãos!!! #staysafe


Daniele Avila - Aconselhamento Nutricional para a alma, amente e o corpo, confeitaria vegana, maga das agulhas e criatividade


_____________________________________

Você também pode me encontrar aqui:
Site: www.arabuta-eco.com
Email: ola@arabuta-eco.com
Instagram: @arabuta.eco e  @encurtadora_de_distancia
Facebook: @arabuta.eco e  @encurtadoradedistancias
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCKoJOp7TGslViK0JV6NpSrg
Loja online: etsy.com/shop/arabuta
E-book Festa Junina Vegana e Sem Glúten: http://bit.ly/e-bookfestajunina





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Analitics

mailchimp